13Dezembro2017

SOPSP - Quem somos?

Fundada em 15 de Dezembro de 1970, com o objetivo de fomentar o ensino, a pesquisa e a aplicação do psicodrama em suas múltiplas abordagens, a SOPSP foi uma das primeiras organizações de psicodrama no país. Foi de importância fundamental para a concepção e criação da Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP). Teve também participação ativa na criação do 1º Congresso Brasileiro de Psicodrama em 1978, que desde então ocorre bianualmente. 

Desde 1972 tem curso de formação em psicodrama e forma turmas anualmente, sendo a partir de 1996 em convênio com a PUC-SP. Destaca-se em âmbito nacional e internacional pela relevância em produção teórica e originalidade na concepção de propostas inovadoras, servindo frequentemente como modelo para outras federadas.  Aqui se formaram grandes e importantes psicodramatistas, dentre psicólogos, psiquiatras, pedagogos, assistentes sociais e outros profissionais, tanto na área psicoterapêutica, como nas áreas organizacional e educacional.

A Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) – filiada a Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP) – é uma instituição civil sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal (Decreto 17.693/81). A nossa estrutura política administrativa atual é inspirada no modelo parlamentarista, no qual a Diretoria Executiva (DE) cuida de questões administrativas e a Câmara de Representantes (CR) avalia questões do âmbito político e da conformidade de projetos com os objetivos da sociedade (saiba mais clicando nos nomes destacados em negrito). 

Visão

Ser reconhecida pela excelência inovadora em Psicodrama na construção de relações sociais saudáveis.

Público

Psicodramatistas; profissionais que lidam com pessoas; pessoas em busca de desenvolvimento pessoal e profissional.

Missão

Promover a produção de conhecimento, a formação de profissionais e proporcionar o atendimento organizacional, socioeducacional e de saúde da comunidade em Psicodrama.

Objetivos

Promover a formação e a educação continuada de profissionais em Psicodrama, por meio de cursos de pós-graduação, de extensão e eventos.

Implementar trabalhos para as áreas de Educação, Saúde e Organização da comunidade visando a construção de relações sociais saudáveis. 

Realizar e divulgar estudos e pesquisas que promovam a pluralidade do pensamento e inovação do Psicodrama.